Escola Electrão | Newsletter Novembro

  • Newsletter  de novembro.
  • Com o prémio atribuído pelo projeto Electrão (€ 225) proveniente da recolha de REE`s em 2021/22 foram atribuídos prémios a quatro alunos que se distinguiram na promoção do projeto (foto 1) e um arca frigorífica para o bar dos alunos (foto 2).

Sessões sobre Scratch para os professores do AEPAP

O Scratch é uma linguagem de programação por blocos, muito popular e muito usada no ensino da programação, que permite criar histórias digitais, jogos e animações, que podem ser partilhados na internet. O Scratch promove o pensamento computacional e a resolução de problemas, a criatividade e a colaboração.
Em novembro e dezembro, vão realizar-se duas sessões sobre Scratch para os professores do AEPAP, promovidas pelo Clube de Robótica e Simulação de Agentes, numa parceria com o Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTIC ESE/IPS). As sessões decorrerão online nas seguintes datas:
Sessões

Data/hora

Destinatários

1ª Sessão

28 de novembro 2022

18:00 – 21:00

Professores dos GR 230, 500, 510 e 550

2ª Sessão

5 de dezembro 2022

18:00 – 21:00

Professores dos outros GR


Para mais informações e inscrições, aceda aqui


550nline - Revista Digital - Novembro

Halloween

No âmbito das disciplinas de Inglês e Espanhol, celebrou-se o Halloween e Día de Muertos , numa exposição de trabalhos dos alunos no Polivalente da ESA.
O Halloween é uma celebração festejada em vários países. Entre as atividades mais comuns estão as festas e fantasias, brincar ao “Doce ou Travessura”, decorar a casa, fazer lanternas de abóboras, fogueiras, contar histórias assustadoras e assistir a filmes de terror.
O Día de Muertos é uma das celebrações mais animadas no México e em alguns países hispânicos. Neste dia, as pessoas enfeitam as ruas e as suas casas.
               

20 de outubro- DIA MUNDIAL DE COMBATE AO BULLYING

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se, anualmente, a 20 de outubro, com o objetivo de alertar para a problemática, consciencializar para esta forma de violência, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas situações e encontrar formas de as prevenir.
A família é uma das estruturas mais importantes na prevenção e no combate à violência praticada contra crianças e jovens, assim como a escola.
Pergunte diariamente aos seus filhos sobre o dia na escola encorajando-os a dizer “não” quando estão desconfortáveis e a não reagir com violência, para não gerar ainda mais violência.
Neste âmbito, a professora Cristiana Costa organizou a dinamização de sessões de sensibilização pela PSP/Escola Segura, nos 4os anos da EB1 Gago Coutinho no sentido de promover uma cultura de paz e segurança nas escolas.
Muito obrigada aos senhores agentes da PSP, Bruno Lacerda e Paulo Andrade!
         

HALLOWEEN

Em Portugal, a tradição de celebrar o Dia das Bruxas é ainda recente.
Em muitas zonas do país, ainda se celebra o Pão por Deus. No dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos, as crianças saem à rua e juntam-se em grupos para pedir o Pão por Deus (ou o bolinho) de porta em porta.
No entanto, a celebração do Halloween está, cada vez mais, a ficar enraizada no nosso país. As lojas e as casas são decoradas e as crianças vestem-se com fantasias de arrepiar, saindo para perguntar de porta em porta “doces ou travessuras”.
No nosso agrupamento, as escolas de 1º ciclo assinalaram este dia com atividades variadas, jogos, muitas decorações e as crianças vieram fantasiadas para assustar... Buuuuuuuuuu!!!! Carregue no link: https://view.genial.ly/63655fee7edf22001a890730/video-presentation-halloween-video-presentation
Autoria: Cristiana Costa

Bem vindos à Sala de Aula Assombrada! BOOooooooo!!!

Neste Halloween, a escola Roque Gameiro foi invadida por monstros, criaturas assustadoras, fantasmas, bruxas, morcegos... cada um mais arrepiante do que o outro. QUE MEDO!!!
No âmbito da disciplina de Inglês, os alunos foram desafiados a criar um monstro de Halloween utilizando materiais reutilizáveis e recicláveis, tendo todos superado este desafio com muita originalidade e criatividade.
Parabéns a todos os alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos pela excelente qualidade dos trabalhos realizados.
Para ninguém perder pitada desta exposição deixamos aqui uma pequena amostra neste vídeo.