Notícias

550nline - Revista Digital - Fevereiro

Corta-Mato CLDE ACO

"Realizou-se no passado dia 6 de fevereiro o Corta-Mato CLDE ACO – Apuramento para o Nacional do Desporto Escolar, nas Instalações da Academia da Força Aérea de Sintra, sendo o mesmo da responsabilidade da DGEstE | CLDE ACO.Esta prova foi aberta a todos (as) alunos (as) dos estabelecimentos do ensino público e privado dos Concelhos de Amadora, Cascais e Oeiras que tenham aderido ao projeto do Desporto Escolar e que tenham participado no corta-mato fase concelhia.

O agrupamento participou com cerca de 40 alunos, do escalão de Infantis A até ao escalão Juvenil. Destaque os bons resultados obtidos, nomeadamente o 2º lugar da atleta Inês Dias (ESA) no escalão Juvenil Feminino, o 4º lugar do aluno Diogo Mugarro (RG), nom escalão Infantil B Masculino e os vários alunos classificados em 6º lugar, Giovanna Marques (Infantil A Feminino); Rita Dias (Infantil B Feminino) e Tiago Serôdio (Iniciado Masculino) e Vasco Ezequiel (Juvenil Masculino). Na classificação por equipas, conseguimos o 4º Lugar nos Juvenis Masculinos e 5º nos Juvenis Femininos.

Parabéns a todos!"

Classificações

 

Dias das Ciências Experimentais – 14, 15 e 16 de Fevereiro de 2024

Os professores dos Grupos de Recrutamento 510 (Física e Química) e 520 (Biologia e Geologia) da Escola Secundária da Amadora e algumas das suas turmas prepararam workshops, feiras, experiências e exposições para celebrar os dias das Ciências Experimentais. Organizaram também várias palestras com convidados especiais. Uma delas decorrerá na Escola Básica Roque Gameiro.

Várias turmas do 1.°, 2.° e 3.° ciclo e do ensino secundário foram convidadas a embarcar nesta aventura científica.

Não vais querer perder esta oportunidade de aprender, explorar e descobrir o fascinante mundo das Ciências Experimentais. Prepara-te para um evento cheio de surpresas e com muito conhecimento à mistura. Partilhamos o programa completo do evento com toda a comunidade.
Programa

IGUALDADE DE GÉNERO NO DESPORTO

No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento (CD), sob o Domínio "Igualdade de Género (IG)", os alunos da turma de artes do 11º13, de forma autónoma e criativa, realizaram trabalhos em grupo (4) em formato de Posters, abordando o tema "IG no Desporto". Face a um problema tão atual, informaram-se e tentaram resolver um problema. De acordo com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade os alunos mobilizaram valores e competências que lhes permitiram tomar decisões livres e fundamentadas sobre a "IG no Desporto", dispondo de uma capacidade de participação cívica, ativa, consciente e responsável. Através do pensamento crítico e criativo, expuseram nos Posters a sua sensibilidade estética e artística. 
Participaram neste desafio os Professores de Português, de Desenho e de Educação Física.
A todos os alunos de Artes do 11º13, os nossos Parabéns!

Ópera Prima

No passado dia 16 de janeiro decorreu, na Escola Secundária da Amadora, a apresentação do projeto Ópera Prima à comunidade escolar. Vídeo
Este projeto irá desenvolver-se ao longo de 2024, de acordo com o calendário escolar, em duas Sessões Semanais com os alunos de 10.° e 11.° ano que voluntariamente se inscreverem, orientadas por Monitores (Professores de Música, Teatro e Cantores) sob a coordenação de um Director Artístico / Encenador.
 Consiste na preparação e realização, em dezembro de 2024, de Cenas de Ópera, de obras relacionadas com capítulos/temas das matérias das disciplinas de História e Português: “L’ Africaine” de Meyerbeer e “Don Sébastien, Roi du Portugal” de Donizetti.
Os alunos podem participar como membros de coros, como instrumentistas, (caso frequentem o ensino da música e a sua preparação já lho permita) e ainda como actores e/ou figurantes. Também podem estar envolvidos nas múltiplas atividades inerentes à produção de um espectáculo: desenho da cena/ guarda-roupa, adereços, maquilhagem/ música e canto/ interpretação, multimédia, comunicação e publicidade.
 As sessões decorrerão 4ª e 6ª feira, das 18h30 às 20h00 ou 4ª e 5ª feira, das 18h30 às 20h00.
INSCREVE-TE! Ainda vais a tempo.

Merry Christmas /Joyeux Noel

De modo a celebrar o Natal, o Grupo das Línguas Estrangeiras propôs aos alunos de Inglês (2º ciclo) e Francês (7º ano) que criassem enfeites a partir de rolhas de cortiça, com mensagens alusivas à época festiva, para enfeitar a árvore de Natal da escola. Criatividade e empenho não faltaram, pelo que os  nossos alunos estão de parabéns. A adesão foi de tal forma incrível, que houve a necessidade de alargar o espaço atribuído à atividade.
Os alunos também desenharam estrelas e azevinhos, em articulação com a professora de Educação Visual, Susana Pinto, que permitiram embelezar o espaço envolvente, contribuindo para um ambiente ainda mais Natalício.
A nossa Escola, através do Projeto Eco-Escolas, está inscrita no Programa Green Cork Escolas, o qual engloba várias atividades a desenvolver ao longo do ano letivo, visando a promoção da sustentabilidade e divulgando a cortiça, material proveniente da casca do sobreiro, árvore abundante no sul de Portugal, como material totalmente reciclável e reutilizável.
O Grupo das Línguas Estrangeiras, aceitou contribuir para este desafio proposto por este Programa: “Desafio: Realização de Enfeites de Natal com reutilização de rolhas de cortiça”. 
Video

Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) Escolas

No dia 3 de janeiro, com a presença do Sr. Primeiro Ministro António Costa e da Srª Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, entre outras figuras de estado e representantes das autarquias, a Escola Secundária da Amadora foi palco da cerimonia de lançamento do Programa de Construção, Recuperação e Reabilitação de Escolas. Até 2033 este programa vai permitir que sejam intervencionadas 451 escolas publicas dos 2º e 3º ciclos e Secundário e, entre elas, a nossa escola.
A proposta apresentada para a Biblioteca da Escola Secundária da Amadora prevê alterações no edificado existente, demolição das atuais instalações da Biblioteca e Sala de Professores e a edificação de um novo módulo, possibilitando assim potenciar as funcionalidades da Biblioteca/Centro de Recursos.