Notícias
Nível Básico (B3) - conclusão do 3º ciclo
Os Cursos EFA de nível básico destinam-se a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, com pelo menos, o 2.º Ciclo, que pretendam concluir o Ensino Básico (9.º ano) – Formação Escolar.
Avaliação
O processo de avaliação compreende:
• A avaliação formativa, que permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias de recuperação e aprofundamento;
• A avaliação sumativa, que tem por função servir de base de decisão sobre a certificação final.
Certificação
Nos Cursos EFA de nível básico, a certificação está dependente da validação da totalidade das Unidades de Formação, traduzindo-se na emissão de certificados de formação escolar.
O plano curricular EFA - B3
Percurso formativo |
Condições mínimas de acesso |
Componente da Formação |
Total |
|
Componente da Formação |
Formação de Base |
|||
B3 |
2.º Ciclo |
40 |
900 |
940 |
O referencial de formação dos cursos EFA - B3
Formação de Base |
Duração |
Cidadania e Empregabilidade (CE) |
200h |
Linguagem e Comunicação (LC) |
200h |
Matemática para a Vida (MV) |
200h |
Tecnologias de Inf. e Comunicação (TIC) |
200h |
Língua Estrangeira (Inglês) |
100h |
Total |
900h |
Quadros de Valor e Excelência

2018 / 2019
2019 / 2020
- 1º 2º e 3º Anos
- 4º Ano
- 2º e 3º Ciclos
- Secundário
Ensino Secundário
- Cursos científico-humanísticos vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior;
- Cursos profissionais vocacionados para a qualificação profissional dos alunos, privilegiando a sua inserção no mundo do trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos;
- Ensino secundário na modalidade de ensino recorrente;
- Cursos de educação e formação de adultos (cursos EFA), orientados no sentido de educação e formação para adultos que pretendam elevar os seus níveis de qualificação.
A Escola Secundária da Amadora, sede do Agrupamento de Pioneiros da Aviação Portuguesa, tem, em regime diurno, a seguinte oferta formativa:
- Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e Artes Visuais;
- Cursos Profissionais de Programador de Informática e Técnico de Análise Laboratorial.
- Ensino recorrente - Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias e Línguas e Humanidades;
- Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA).
Educação Pré-escolar
O 1.º ciclo do ensino básico tem a duração de quatro anos (do 1.º ao 4.º ano de escolaridade).
O plano de estudos do Pré-Escolar é o seguinte:
Atividades Curriculares |
Carga Horária Semanal |
|||
Áreas |
Domínios |
Componentes |
||
Formação Pessoal e Social |
Construção da identidade e da autoestima |
25H |
||
Independência e autonomia |
||||
Consciência de si como aprendente |
||||
Convivência democrática e cidadania |
||||
Expressão e Comunicação |
Educação Física |
|||
Educação Artística/Artes Visuais |
||||
Educação Artística/Jogo Dramático/ Teatro |
||||
Educação Artística/Música |
||||
Educação Artística/Dança |
||||
Linguagem Oral e Abordagem à escrita |
Comunicação Oral |
|||
Consciência Linguística |
||||
Funcionalidade da linguagem escrita e sua utilização em contexto |
||||
Identificação de convenções da escrita |
||||
Prazer e motivação para ler e escrever |
||||
Matemática |
Números e Operações |
|||
Organização e Tratamento de Dados |
||||
Geometria e Medida |
||||
Interesse e curiosidade pela matemática |
||||
Conhecimento do Mundo |
Introdução à metodologia científica |
|||
Abordagem às ciências |
||||
Mundo tecnológico e utilização das tecnologias |
||||
Atividades não Letivas |
||||
Atividades de Animação e de Apoio à Família (A.A.A.F.) |
||||
Todas as atividades que se destinam a assegurar o acompanhamento das crianças na educação pré-escolar antes e ou depois do período letivo e durante os períodos de interrupção letiva. |